Peça do Museu: 30 anos depois… o regresso às origens no combate à COVID-19

No decurso do período de pandemia COVID-19 os Serviços Farmacêuticos do CHUP têm vindo a prestar um serviço essencial aos doentes e às equipas de saúde. Apesar das dificuldades encontradas no acesso a alguns produtos, assegurar a continuidade do seu fornecimento foi fundamental recorrendo-se por vezes à produção local de formulações, como aconteceu com a preparação de álcool de 70º, indispensável para desinfetar superfícies e material de colheita do novo Coronavírus. Deste modo, com o objetivo de dar resposta à sua escassez, os farmacêuticos do CHUP desdobraram o álcool de 96º, sendo confirmado o teor alcoólico da solução com um ALCOÓMETRO do acervo patrimonial institucional, em exposição na área dedicada aos Serviços Farmacêuticos, que funcionou na perfeição!

 

Conservação Preventiva: uma aposta do presente para enriquecer o futuro

Conscientes da importância da conservação preventiva do nosso acervo, concluímos recentemente a instalação de um sistema de sensores sem fios para monitorização das condições ambientais das distintas áreas expositivas e reserva.

Esta solução tecnológica, diferenciadora e inovadora permite a gestão contínua dos parâmetros monitorizados e o seu inter-relacionamento com eventuais evoluções de deterioração, tornando possível acionar medidas corretivas e de estabilização em tempo real, e garantindo a preservação e salvaguarda de um riquíssimo património que merece ser conservado e partilhado.

Um projeto financiado pela Direção-Geral do Património Cultural: ProMuseus

 

Reabrimos dia 1 de julho

No contexto atual, entendemos que a prioridade passa por procurar o maior equilíbrio possível de forma a garantir as orientações da Direção-Geral da Saúde. Assim,  ponderando-se a tipologia e especificidade do nosso Museu, consideramos estarem reunidas todas as condições de segurança e saúde pública que permitem reabrir o Museu do CHP no dia 1 de julho. O acesso a parte das nossas coleções que se encontram em contexto intrahospitalar ainda não é possível.

Continuamos contudo o nosso compromisso de levar até si um pouco do Museu, da história institucional e das Ciências da Saúde.

Todas as semanas destacamos uma peça consulte aqui.

 

Peça em destaque

Alcoómetro centesimal de Gay-Lussac

Copyright © 2020 Museu do Centro Hospitalar Universitário do Porto
Departamento de Ensino, Formação e Investigação
Centro Hospitalar Universitário do Porto

All rights reserved.
Our mailing address is:

museudochp@chporto.min-saude.pt
Centro Hospitalar Universitário do Porto, Largo Professor Abel Salazar 4099-001 Porto