DESTAQUES

 

 

 

Sessão Evocativa dos 120 anos da Peste Bubónica

Organizada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) esta sessão evocativa integra-se nas comemorações do centésimo vigésimo aniversário do INSA, cuja origem remonta ao antigo Instituto Central de Higiene, criado em 28 de dezembro de 1899.

O CHUP associa-se à iniciativa promovendo o percurso temático “Lugares de assistência aos empestados” cujo itinerário contemplará visita ao Museu e ao memorável “Guelas de Pau”.

 

PEÇA DO MÊS

Perímetro

© José Guilherme Monteiro

 

ACONTECEU

 

Semana Zero –  1º ano Curso de Licenciatura em Enfermagem, ESEP

Atividade integrada na semana zero e que constituiu uma oportunidade para os estudantes que ingressaram no Curso Licenciatura em Enfermagem da ESEP conhecerem melhor a história e espólio museológico do Centro Hospital Universitário do Porto, bem como, através da visita à exposição temporária “Das Trincheiras ao Hospital”, abordagem de temáticas relacionadas com as estruturas de Saúde, a importância dos primeiros-socorros, as enfermeiras militares e os avanços técnicos e científicos na Grande Guerra.

 

 

 

 

Jornadas Europeias do Património

Para assinalar as Jornadas Europeias do Património o Museu promoveu visitas orientadas em torno do Hospital de Santo António, a Arte e a História, com percursos de descoberta de emblemáticas obras de arte do séc. XIX e XX alusivas à instituição e ao seu santo padroeiro; e à exposição temporária “Das Trincheiras ao Hospital” pela comissária, Doutora Helena da Silva.

 

O que há de novo no Acervo?


Doação do Microscópio do Professor Fernando Veloso de Faria.

Microscópio monocular do início do século XX, usado pelo Dr. A. Cruz Wandschneider e oferecido no início da década de 70 ao Professor Fernando Veloso de Faria.

Um objeto histórico que veio contribuir para o enriquecimento do acervo dedicado aos meios de apoio ao diagnóstico.

Fabricante: B.B.T. Krauss

Instalada em Paris esta sociedade ótica foi criada em 1862 por Frédéric Barbier e Stanislas Fenestre. Inicialmente especializada no fabrico de ótica para faróis, tornou-se uma referência mundial nesta área. No início do século XX, já com a designação Barbier Bénard & Turenne (B.B.T), a sua produção foi expandida para outras áreas, como iluminação cirúrgica e microscópios, com o apoio da empresa Krauss, fundada em 1882 em Berlim.

A inscrição presente neste microscópio «FOPEX, France» significa que se destinava à exportação «Fonds de Promotion des Exportations».

 

 

BREVEMENTE NO MCHP

 

Oficinas de Natal

Para assinalar a época Natalícia o MCHP convidará à participação em atividades lúdico-pedagógicas, dirigidas ao público jovem, e que visem contribuir para o conhecimento e mobilização de competências em torno dos temas da saúde.

Consulte mensalmente a nossa programação acessível em DEFI

 

 

 

Copyright © 2019 Museu do Centro Hospitalar Universitário do Porto
Departamento de Ensino, Formação e Investigação
Centro Hospitalar Universitário do Porto

All rights reserved.
Our mailing address is:
museudochp@chporto.min-saude.pt
Centro Hospitalar Universitário do Porto, Largo Professor Abel Salazar 4099-001 Porto