Apresentação / Enquadramento
O Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD) da ULS de Santo António tem na sua génese a Biblioteca Central do Hospital de Santo António (HSA), que, desde a sua criação - em fevereiro de 1928 - apoia o ensino, a formação e a investigação.
A partir de 2007, com a fusão dos hospitais portugueses e a consequente criação dos centros hospitalares, o serviço incorporou / tem vindo igualmente a incorporar as bibliotecas dos extintos Hospital Pediátrico Maria Pia (HMP), Maternidade Júlio Dinis MJD), Hospital Joaquim Urbano (HJU), Centro de Genética Médica Jacinto Magalhães (CGMJM) e Hospital Magalhães Lemos (HML).
O SBD está localizado no Piso 0 - Ala Central do Edifício Neoclássico do HSA: Monumento Nacional desde 1910; é especializado em ciências da saúde e integra o Departamento de Ensino e Formação (DEFI).
Missão: garantir, a todos os profissionais da ULS de Santo António, o acesso à informação pertinente e atualizada para suporte do seu desempenho profissional, de modo a assegurar a qualidade dos cuidados de saúde, e apoiar as ações de ensino, formação e investigação.
Objetivos principais:
- Oferecer fontes de informação fidedignas e com acesso à evidência;
- Proporcionar aos utilizadores as melhores práticas de pesquisa;
- Contribuir para a investigação e incentivar a inovação;
- Ajudar a incrementar a prestação de cuidados; e
- Participar no processo de evolução e formação profissional.
Competências:
- Assegurar a boa gestão e organização dos seus fundos através de métodos e tecnologias de informação, utilizados universalmente pela Biblioteconomia e Ciências da Documentação e Informação;
- Gerir e propor as atividades de seleção e aquisição de recursos bibliográficos com destaque para as ciências da saúde e áreas afins;
- Garantir a atualização e promover a acessibilidade às fontes de informação;
- Realizar os vários tipos de empréstimo; e
- Cooperar com as suas congéneres e com outros organismos nacionais e internacionais.
Plataforma de Pesquisa e Acessos Remotos:
O Serviço de Biblioteca e Documentação disponibiliza um serviço de descoberta, internamente também conhecido por plataforma de pesquisa integrada da Biblioteca Digital ULS de Santo António: permite a pesquisa simultânea em todos os recursos bibliográficos eletrónicos em subscrição e em outras fontes de informação fidedignas em livre acesso na Web.
b) Para usufruírem do acesso remoto, os profissionais interessados só terão que preencher o formulário Solicitar Acesso Remoto e submeter o pedido. Nota: no registo individual é sempre obrigatório a utilização do email institucional, associado ao respetivo número mecanográfico, para identificação do profissional da ULS de Santo António, por exemplo: u00234@chporto.min-saude.pt.
- Acesso interno para todos os utilizadores em qualquer terminal da ULS de Santo António
- Acesso remoto para profissionais da ULS de Santo António com credenciais Open Athens
Coleção Impressa
Recursos em subscrição:
Recursos Bibliográficos 2024
Contactos:
E-mail geral: biblioteca@chporto.min-saude.pt
Telefone Direto: 222077517*
Telefone Geral: 222077500 (ext: 1423 / 1515)*
BA | Ciências Históricas – Ramo do Património
Especialização em Ciências Documentais – Biblioteca e Documentação
DEFI | Serviço de Biblioteca e Documentação | ULS de Santo António
Telefone: Geral - 222 077 545 (ext: 1515)*
E-mail: dmota.biblioteca@chporto.min-saude.pt
Cristina Gonçalves
DEFI | Serviço de Biblioteca e Documentação | ULS de Santo António
E-mail: cgoncalves.biblioteca@chporto.min-saude.pt
Isabel Gonçalves
DEFI | Serviço de Biblioteca e Documentação | ULS de Santo António
E-mail: igoncalves.defi@chporto.min-saude.pt
Paula Lopes Martins
DEFI | Serviço de Biblioteca e Documentação | ULS de Santo António
E-mail: paulalopes.biblioteca@chporto.min-saude.pt
Ivânia Santos
DEFI | Serviço de Património Cultural e Museu | ULS de Santo António
E-mail: ivaniasantos.defi@chporto.min-saude.pt
Teresa Duarte
DEFI | Serviço de Património Cultural e Museu | ULS de Santo António
E-mail: teresaduarte.museu@chporto.min-saude.pt
Horário de Atendimento Presencial | segunda a sexta, das 9:00h às 17:00h |