DEFI NEWSLETTER | DEPARTAMENTO DE ENSINO, FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO
CHUPORTO | CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DO PORTO

 

BEM-VINDOS À EDIÇÃO DE FEVEREIRO DA DEFI NEWS

As Redes Europeias de Referência (ERN) são redes virtuais que envolvem profissionais e Centros prestadores de cuidados de saúde de toda a Europa, com conhecimento especializado na gestão de doenças raras. Têm como intuito gerar e divulgar conhecimento sobre as mesmas, bem como proporcionar os melhores cuidados aos doentes.

O CHUPorto integra 11 das atuais 24 ERN existentes, quatro das quais desde janeiro deste ano. Nesta primeira edição de 2022 da DEFI NEWS damos a conhecer o âmbito e objetivo de três das novas redes. A ERN ERKNet para doenças renais raras, a ERN ReCONNET para as doenças musculosqueléticas e do tecido conjuntivo e a ERN RITA para as imunodeficiências, doenças autoinflamatórias e autoimunitárias. 

No seguimento da última edição, apresentamos o trabalho desenvolvido por Sara Cavaco, Responsável pela Unidade de Neuropsicologia do CHUPorto e investigadora dedicada ao estudo da avaliação neuropsicológica.

Boa leitura!

NOVAS PARTICIPAÇÕES DO CHUPORTO EM REDES EUROPEIAS

ERKNet

A ERKNet trabalha em estreita colaboração com associações europeias e comunidades de doentes com doenças renais raras. Apoia ativamente a pesquisa e investigação clínica, com o intuito de melhorar a capacidade de diagnóstico e prognóstico e contribuir para o desenvolvimento de novas terapêuticas.

A integração do CHUPorto nesta rede Europeia de referência representa um grande passo no reconhecimento da qualidade dos cuidados prestados na instituição aos doentes com doenças renais raras, oferecendo ainda um vasto leque de oportunidades de partilha e melhoria continua.

 
 
 

ERN ReCONNET

A ERN ReCONNET é a Rede Europeia de Referência em Doenças Raras e Complexas do Tecido Conjuntivo e Musculoesqueléticas e integra 55 membros oriundos de 15 países europeus. O CHUPorto, através da sua Unidade de Imunologia Clínica (UIC), é membro da ReCONNET desde 1 de janeiro de 2022 para Lúpus Eritematoso Sistémico, Esclerose Sistémica, Doenças Mistas do Tecido Conjuntivo, Miopatias Idiopáticas Inflamatórias, Síndrome de Sjogren, Síndrome Antifosfolipídeo e doença associada a IgG4. Para a instituição a integração da rede significa o renovar do compromisso na manutenção dos cuidados centrados no doente e na colaboração internacional de excelência de cuidados e investigação.

 

ERN RITA

A ERN-RITA é a Rede Europeia de Referência em Doenças Imunológicas Raras e conta com a participação de 74 membros de pleno direito em mais de 15 países europeus. O CHUPorto, através da sua Unidade de Imunologia Clínica, foi admitido como membro do ERN-RITA desde 1 de janeiro de 2022 para Imunodeficiências Primárias e Doenças Autoimunes. O privilégio de pertencer a esta organização aumenta a  responsabilidade do CHUPorto na manutenção dos cuidados centrados no doente e permite a  colaboração internacional.

 

INVESTIGADORES CHUPORTO

RELAÇÃO ENTRE O CÉREBRO E O COMPORTAMENTO HUMANO

Grande parte dos estudos que realizo são multidisciplinares. Estes estudos de investigação desenvolvidos no CHUPorto permitem aumentar o valor informativo das avaliações neuropsicológicas realizadas na prática clínica, além de contribuírem para o conhecimento científico na área das neurociências. A minha motivação primordial é contribuir para a prática clínica baseada na evidência.

 

NEWSLETTER DE INVESTIGAÇÃO 

SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA

COORDENAÇÃO DA NEWSLETTER: José Manuel Pereira

REGISTOS CIENTÍFICOS: Andrea Buschbeck

CONTEÚDO E DESIGN: Andrea Buschbeck

REVISÃO: Joana Cavaco Silva

 

DEFI

DIRETORA: Luísa Lobato

ADMINISTRADORA HOSPITALAR: Paula Guimarães

ENFERMEIRO SUPERVISOR: António Manuel Silva

 

Visite o nosso website: http://defi.chporto.pt/

 

Copyright © 2022 Departamento de Ensino, Formação e Investigação
Centro Hospitalar Universitário do Porto
All rights reserved.


Our mailing address is:

divulgacao.defi@chporto.min-saude.pt
Centro Hospitalar Universitário do Porto, Largo Professor Abel Salazar 4099-001 Porto