DEFI NEWSLETTER | DEPARTAMENTO DE ENSINO, FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO
CHUPORTO | CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DO PORTO

 

BEM-VINDOS À EDIÇÃO DE DEZEMBRO DA DEFI NEWS

Nesta última edição de 2021 damos início à publicação de uma série de entrevistas realizadas a investigadores CHUPorto sobre a sua atividade científica.

Desvendamos três percursos distintos. Paulo Maia, intimamente ligado à ética e aos cuidados de fim-de-vida; Eva Gomes, dedicada ao estudo das alergias a fármacos em idade pediátrica, e Joana Damásio no aprofundar do conhecimento na área das doenças neurológicas genéticas.

No âmbito do trabalho desenvolvido pelo DEFI na área da coordenação de ensaios clínicos, destaca-se o Prémio AICIB 2021 que irá permitir criar informação dedicada a participantes em idade pediátrica, bem como a integração do CHUPorto no novo portal nacional https://portugalclinicaltrials.com/pt.

Boa leitura!

INVESTIGADORES CHUPORTO

 

Paulo Maia

Especialista em Anestesiologia

Os Cuidados de Fim-de-Vida são um assunto central na reflexão bioética

O meu interesse pelos Cuidados de Fim-de-Vida iniciou-se enquanto interno de especialidade de Anestesiologia no Hospital de Santo António em que era frequentemente confrontado com solicitações do internamento, mais frequentemente através de enfermeiros, para acudir a doentes em situação de paragem cardiorrespiratória sem plano definido para esse momento. posteriormente, já como médico do Serviço de Cuidados Intensivos, passei a integrar vários grupos de profissionais de saúde dedicados aos Cuidados de Fim-de-Vida.

Toda a sociedade está hoje aberta a discutir os cuidados de fim-de-vida, havendo opiniões muito divergentes sobre o sentido dessa evolução, o que reflete não só as escalas de valores dos cidadãos, mas também as experiências que vivenciaram.

Os acontecimentos trágicos durante a pandemia COVID-19 vieram demonstrar a importância da qualidade dos cuidados de fim-de-vida quer para os doentes e seus familiares, quer para os profissionais de saúde.

 

A investigação baseada na prática clínica

Na investigação, as minhas principais áreas de interesse são a urticária crónica, a anafilaxia e a alergia a fármacos. Dos projetos desenvolvidos, destaco o realizado na área da alergia a fármacos na população em idade pediátrica, por ser o mais completo e com repercussões mais significativas.

Gosto de pensar que alguns dos trabalhos desenvolvidos e publicados têm influenciado, não só a minha prática clínica, como a de muitos colegas na área da Alergologia.

Na verdade, não me considero uma investigadora… Sou, sim, uma clínica com muitos anos de experiência!

Eva Gomes

Especialista em Imunoalergologia

 
 

créditos: Esfera das Ideias © 2021

Joana Damásio

Especialista em Neurologia

Ataxias hereditárias: conhecer a nossa realidade

Tenho-me dedicado à investigação clínica na área das doenças neurológicas genéticas, em particular das ataxias e paraparésias espásticas, num desafio lançado pelos Professores Doutores José Barros e Jorge Sequeiros.

De entre os meus trabalhos destacaria a identificação da alteração genética subjacente em famílias com ataxias hereditárias. Fecha-se o diagnóstico, que até então era sindromático, e inicia-se um novo ciclo.

A investigação clínica faz parte do Serviço de Neurologia e é vivida desde cedo. Ouvi dizer aos mais velhos que investigação é, antes de mais, fazer bem o nosso trabalho. As principais fontes de motivação são a continuação desse legado, aliada à vontade de evoluir e melhor ajudar as pessoas e famílias com doenças neurológicas hereditárias.

 

NOTÍCIAS

CHUPorto vence Prémios AICIB 2021

CHUPorto esteve representado na Reunião COST Action PARQ do Consórcio ESCAPE-NET

Lançamento do Portal Clinical Trials

NEWSLETTER DE INVESTIGAÇÃO 

SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA

COORDENAÇÃO DA NEWSLETTER: José Manuel Pereira

REGISTOS CIENTÍFICOS: Andrea Buschbeck

CONTEÚDO E DESIGN: Andrea Buschbeck

REVISÃO : Joana Cavaco Silva

 

DEFI

DIRETORA: Luísa Lobato

ADMINISTRADORA HOSPITALAR: Paula Guimarães

ENFERMEIRO SUPERVISOR: António Manuel Silva

 

Visite o nosso website: http://defi.chporto.pt/

 

Copyright © 2021 Departamento de Ensino, Formação e Investigação
Centro Hospitalar Universitário do Porto
All rights reserved.


Our mailing address is:

divulgacao.defi@chporto.min-saude.pt
Centro Hospitalar Universitário do Porto, Largo Professor Abel Salazar 4099-001 Porto