DEFI NEWSLETTER | DEPARTAMENTO DE ENSINO, FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO
CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DO PORTO

 

BEM-VINDOS À EDIÇÃO DE MAIO DA DEFI NEWS

Andrea Buschbeck
Gestora de Informação
DEFI - Comunicação e Publicações Científicas

O CHUPorto, enquanto instituição promotora de I&D, investe todos os anos na consolidação da organização de atividades de investigação, fomentando o seu desenvolvimento através de apoio científico e do financiamento de projetos dos seus profissionais, tendo por base os serviços, departamentos ou equipas de investigação hospitalares. A aposta institucional tem-se refletido no número crescente de publicações científicas dos nossos profissionais em revistas com elevado Fator de Impacto, tendo registado em 2020 o valor mais elevado de artigos referenciados na PubMed dos últimos anos. Nesta edição, é apresentada uma síntese sobre os dados recolhidos e analisados pelo setor de Comunicação e Publicações Científicas do DEFI.

Passado um ano desde o registo do primeiro caso de COVID-19 , é possível fazer um balanço deste período, que exigiu um esforço dos profissionais envolvidos na prestação de cuidados de saúde. A investigação clínica foi um dos setores afetados pela pandemia e que se viu forçado a “reinventar, reordenar e reestruturar”. É com base neste panorama que a Gestora Clínica dos Ensaios Clínicos do CHUPorto, Teresa Almeida, nos dá a conhecer as medidas adotadas pela equipa, que permitiram garantir a continuidade das atividades essenciais programadas.

No seguimento deste tema, damos a conhecer o projeto VACCELERATE - European Corona Vaccine Trial Accelerator Platform, que integra centros de ensaios clínicos de 16 estados-membros da União Europeia e cinco países associados, e no qual Portugal está representado através do CHUPorto. Numa entrevista à Coordenadora Nacional do projeto, Laura Marques, podemos conhecer um pouco mais sobre esta plataforma conjunta e o seu papel facilitador na realização de ensaios clínicos com vacinas contra a COVID-19.

 

DESTAQUES

 

José Manuel Pereira
Responsável do setor de Comunicação e Publicações Científicas 
 

 

Indicadores de Produção Científica

Em 2020 foram referenciados na PubMed 340 publicações com, pelo menos, uma afiliação ao CHUPorto, das quais 172 de autoria de um profissional da instituição e 168 em coautoria.

 
 

Reorganização da investigação clínica no CHUPorto em tempos de pandemia

Foram tomadas medidas para manter a conformidade da investigação no CHUPorto e, ao mesmo tempo, garantir a segurança das equipas e dos participantes.

 

Teresa Almeida
Gestora Clínica da Unidade de Ensaios Clínicos

 

Laura Marques
Coordenadora Nacional do Projeto
 

 

Projeto VACCELERATE

VACCELERATE é um novo programa Horizon 2020 lançado em fevereiro de 2021, com o objetivo de acelerar os ensaios clínicos com vacinas contra a COVID-19 de fase 2 & 3.

 

NOTÍCIAS

 

Prémio Bial distingue investigação na área da Paramiloidose

Doença renal associada ao Lúpus           

 

NEWSLETTER DE INVESTIGAÇÃO 
SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA

COORDENAÇÃO DA NEWSLETTER : José Manuel Pereira
REGISTOS CIENTÍFICOS: Andrea Buschbeck
CONTEÚDO E DESIGN: Andrea Buschbeck
REVISÃO: Joana Cavaco Silva


DEFI

DIRETORA: Luísa Lobato

ADMINISTRADORA HOSPITALAR: Paula Guimarães
ENFERMEIRO SUPERVISOR: António Manuel Silva

Visite o nosso website: http://defi.chporto.pt/