Um dos objetivos do Centro Hospitalar é oferecer aos seus doentes a possibilidade de participar em investigação com elevados padrões de qualidade, particularmente em estudos de intervenção como os ensaios clínicos. O DEFI dá suporte aos ensaios com medicamentos experimentais (fases I a IV), dispositivos médicos e estudos observacionais. A instituição é autónoma na prática e no acompanhamento de ensaios clínicos comerciais, de iniciativa do investigador e na farmacovigilância.

 

Unidade de Ensaios Clínicos

A Unidade é concebida como uma estrutura centralizada que apoia a nível de gestão os departamentos clínicos e transversais da instituição, a fim de facilitar a dedicação e o trabalho da equipa de investigação médica, de enfermagem e dos laboratórios. Apoia o Hospital de Santo António, a Consulta Externa no CICAP e o Centro Materno-Infantil do Norte. A sua estrutura fomenta a implementação dos estudos com rigor e respeitando as melhores práticas. Um dos  objetivos é estimular a investigação clínica com integração da atividade assistencial. 

A Unidade conta com uma equipa de profissionais de saúde qualificados, um Gestor Clínico e Coordenadores de Estudo. Tem o apoio integrado de Gestores Financeiros e uma ligação consolidada com os Serviços Farmacêuticos.


Documentos

Ensaios Clínicos 2019

Contactos

PharmD | MSc
  https://orcid.org/0000-0002-7677-8041
Telefone: 222 077 545 (ext: 4410)

E-mail: teresaalmeida.defi@chporto.min-saude.pt

Cláudia Santos
BA | Relações Internacionais
Telefone: Geral - 222 077 545 (ext: 1508)

E-mail: geral.investigacao.defi@chporto.min-saude.pt