Serviço de Investigação Clínica

O comprometimento do CHUP com a investigação traduz-se na transferência de conhecimento de um Centro Hospitalar que agrega o apoio às grandes patologias da população, ao suporte clínico a doenças específicas e raras. A competência no desenvolvimento tecnológico e na inovação permitiu organizar áreas de investigação estratégica e estabelecer consórcios, reunindo o que se desenvolve no Hospital de Santo António, no Centro Materno-Infantil do Norte e no Centro de Genética Médica.

Em 2018, foi criado o Serviço de Investigação Clínica (SIC) que tem por missão organizar, apoiar e fomentar as atividades de investigação, desenvolvimento e inovação de iniciativa dos outros serviços e unidades hospitalares, dos departamentos, dos profissionais ou da sua responsabilidade direta.


O SIC é composto por duas unidades:

  - Unidade de Ensaios Clínicos

  - Unidade de Apoio à Investigação e Inovação

 

A Unidade de Apoio à Investigação e Inovação incorpora a Gestão Técnico-Financeira, os Projetos de Investigação, a Comunicação e Publicações Científicas.

O SIC gere o Fundo de Investigação e Desenvolvimento institucional, fundo que possibilita aos seus profissionais o suporte financeiro de bolsas para doutoramento, projetos, incentivo ao desenvolvimento pessoal e prémios de mérito científico. A Comissão de Bolsas e Prémios do Centro Hospitalar está integrada no SIC.

 

Documentos

Orientações para a Investigação Clínica
Procedimento Geral da Investigação Clínica
Submissão de Estudos de Investigação Clínica


Prémios

Os Prémios Sollari Allegro representam incentivos do CHUP para as atividades de ensino, formação e investigação, atribuídos aos Serviços e aos autores de artigos originais considerados relevantes para a Instituição.

Bolsas
O incentivo à investigação é fomentado anualmente por bolsas intra-muros. Com o objetivo de identificar e promover iniciativas científicas promissoras de valor, a Comissão de Bolsas e Prémios do CHUP escrutina projetos de investigação básica, clínica ou de translação apresentados por equipas e grupos de investigação organizados no Centro Hospitalar e projetos de doutoramento dos profissionais. 
 

Parcerias e Cooperação






Consórcios

O Centro Hospitalar é membro do Consórcio PtCRIN, uma infraestrutura dedicada à promoção da cooperação nacional e internacional na investigação.  Esta ligação tem sido fundamental para o contacto com outros centros de investigação, apoio nas diretivas regulamentares em ensaios clínicos e pesquisa de fundos para os estudos clínicos de iniciativa do investigador. A PtCRIN associa-se à European Network Infrastructure (ECRIN).

O consórcio Porto4Ageing tem como objetivo agregar e ser um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto. O consórcio reúne mais de 90 organizações da Região Norte de Portugal e envolve universidades, centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria.