O CHUP é o representante nacional na rede pan-europeia para o desenvolvimento de vacinas contra a COVID-19 - VACCELERATE

Foi oficializado no passado dia 17 de fevereiro a constituição da VACCELERATE - European Corona Vaccine Trial Accelerator Platform. Este projeto integra centros de ensaios clínicos de 16 estados-membros da União Europeia e cinco países associados. A Rede Nacional de Ensaios Clínicos em Vacinas está representada no projeto através do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP).

A VACCELERATE, financiada pela União Europeia, é uma plataforma conjunta concebida para desenvolver e implementar ensaios clínicos em vacinas contra a COVID-19. Assume-se como um dos eixos do plano de prevenção europeu de biodefesa contra as novas variantes da COVID-19 –HERA Incubator. Tem como principal objetivo incrementar as fases 2 e 3 dos ensaios clínicos, através da sinergia e partilha de dados entre os centros participantes.

A rede agora criada poderá, no futuro, vir a desempenhar um papel central na capacidade de desenvolvimento de vacinas pela União Europeia, dando resposta a novas doenças infeciosas que venham a ameaçar a Europa.