ITR: novo Laboratório vocacionado para a saúde das populações associa UMIB, EPIUnit e CIAFEL

Investigadores do CHUP integram esta candidatura de sucesso


A Fundação para a Ciência e a Tecnologia anunciou a 26 de fevereiro a aprovação da candidatura do novo laboratório associado, ITR - Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional.

A oportunidade de criar um novo laboratório associado, surgiu da parceria entre três unidades de investigação da Universidade do Porto, Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública (ISPUP), Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL) da Faculdade de Desporto e a Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

O ITR conta com a participação de 187 investigadores doutorados e tem como principal objetivo impulsionar a investigação na área da saúde das populações. O CHUP está representado com os seus investigadores integrados na UMIB.

Com base em quatro linhas de investigação centradas em (i) saúde ao longo da vida e envelhecimento saudável, (ii) sindemias, desigualdades sociais e populações vulneráveis, (iii) determinantes da saúde de natureza genética, ambiental e comportamental e (iv) investigação de resultados centrados no doente e na população, este laboratório tem como finalidade a produção de conhecimento científico de relevo para a comunidade. Proporcionando assim o envolvimento dos cidadãos na tomada de decisão de políticas públicas e na garantia de melhores condições de trabalho.