Dia Internacional dos Ensaios Clínicos assinalou-se no Porto com 1º Encontro de Investigação Clínica

O Dia Internacional dos Ensaios Clínicos comemora-se anualmente a 20 de maio e para assinalar a data a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), juntamente com a APIFARMA, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED, I.P.), a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN) e a Plataforma Nacional da European Patients’ Academy on Therapeutic Innovation (EUPATI – PT), promoveram, no dia anterior, o “1º Encontro de Investigação Clínica”, que decorreu na reitoria da Universidade do Porto.

Esta iniciativa teve como intuito refletir sobre o processo de realização dos ensaios clínicos em Portugal, sobre o seu futuro e políticas de promoção, assim como incentivar o desenvolvimento da investigação realizada em Portugal, com ênfase na sua importância económica, social e científica.
Em paralelo ao encontro, decorreram também quatro workshops práticos, subordinados às temáticas: “Como aproveitar o contexto europeu para desenvolver a investigação clínica a nível nacional”; “Condução de ensaios clínicos numa instituição de saúde”; “CTR-CTIS: DEMO” e “Envolvimento e participação do cidadão em ensaios clínicos”. Laura Marques, Pediatra do CHUPorto e coordenadora nacional do projeto VACCELERATE, foi uma das palestrantes num dos workshops, no qual apresentou este projeto como um exemplo de uma plataforma Pan-Europeia, que beneficia o desenvolvimento da investigação nacional.

O dia 20 de maio foi o escolhido como o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos por razões históricas. Corria o ano de 1747, quando no dia 20 de maio o médico escocês James Lind realizou aquele que é considerado o primeiro ensaio clínico, com grupos comparativos e em condições controladas. O estudo para o tratamento do escorbuto decorreu a bordo do navio HMS Salisbury da Marinha Real Britânica, apesar de a vitamina C não ser conhecida à época e de as conclusões terem sido consideradas fortuitas. O Dia Internacional dos Ensaios Clínicos é comemorado desde 2005, tendo sido instituído pela European Clinical Research Infrastructures Network (ECRIN)

O Centro Hospitalar Universitário do Porto realça a importância dos ensaios clínicos (EC) na evolução do sucesso e efetividade dos tratamentos, bem como a sua contribuição para o desenvolvimento sustentado do conhecimento a nível geral e da melhoria contínua dos cuidados de saúde, com particular incidência nos Centros em que decorrem.