Tratamento inovador para metastases ósseas


Vânia Oliveira
Ortopedista


Vânia Oliveira, Especialista em Ortopedia, integra a Unidade de Tratamento de Tumores Músculo-Esqueléticos do CHUPorto.
Doutorou-se em Ciências Médicas no ICBAS-UP, em abril de 2021 sob a orientação do Prof. Doutor António Araújo e co-orientação do Prof. Doutor Sander Dijkstra.

Os doentes com cancro vivem progressivamente mais tempo. As metástases ósseas acarretam impacto clínico e socioeconómico e associam-se a dor, fratura e disfunção. Os doentes beneficiam de controlo tumoral local precoce, em associação com tratamentos sistémicos.

Esta tese incluiu três estudos e teve como principal objetivo contribuir para a promoção da qualidade de vida dos doentes oncológicos com metástases ósseas múltiplas.

O estudo retrospetivo identificou casos de sobre e subtratamento devido à dificuldade em estimar a sobrevida e à falta de definição de critérios de prognóstico para a seleção dos doentes.  

Numericamente, foi analisado o efeito da necrose térmica induzida por polimerização de cimento na interface cimento-tumor-osso, tendo sido demonstrada uma área de necrose térmica significativa com cimento de alta ou baixa viscosidade associado a vareta intramedular de titânio ou CF-PEEK. O cimento de baixa viscosidade com vareta de titânio apresentou a maior área.

Foi também prospetivamente estudado um tratamento combinado, minimamente invasivo e de baixo custo, que incluiu ablação por radiofrequência e cifoplastia de duplo balão na coluna, ou curetagem, ablação por radiofrequência, cimentação e fixação interna nos ossos longos. Verificou-se um rápido e significativo alívio da dor e melhoria funcional, com impacto na qualidade de vida dos doentes. Foi ainda observado controlo local com supressão tumoral na localização tratada. Os procedimentos combinados apresentam um efeito sinérgico e complementar eficaz e os doentes com sobrevida curta e média beneficiam significativamente deste tratamento.

Esta tese inova no tratamento combinado nos ossos longos e no estudo biomecânico, demonstrando resultados importantes que contribuem para avanços na otimização do tratamento das metástases ósseas. O futuro deverá englobar a nanotecnologia no tratamento sistémico.


Consulte a versão integral: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/133408


Departamento de Ensino, Formação e Investigação
Hospital de Santo António
Centro Hospitalar Universitário do Porto

Contactos

Largo do Prof. Abel Salazar, 4099-001 Porto, Portugal
(+351) 222 077 545