Serviço de Investigação Clínica

O comprometimento do CHUP com a investigação traduz-se na transferência de conhecimento de um Centro Hospitalar que agrega o apoio às grandes patologias da população, ao suporte clínico a doenças específicas e raras. A competência no desenvolvimento tecnológico e na inovação permitiu organizar áreas de investigação estratégica e estabelecer consórcios, reunindo o que se desenvolve no Hospital de Santo António, no Centro Materno-Infantil do Norte e no Centro de Genética Médica.

Em 2018, foi criado o Serviço de Investigação Clínica (SIC) que tem por missão organizar, apoiar e fomentar as atividades de investigação, desenvolvimento e inovação de iniciativa dos outros serviços e unidades hospitalares, dos departamentos, dos profissionais ou da sua responsabilidade direta.


O SIC é composto por duas unidades:

  - Unidade de Ensaios Clínicos;

  - Unidade de Apoio à Investigação e Inovação.


A Unidade de Apoio à Investigação e Inovação incorpora a Gestão Técnico-Financeira, os Projetos de Investigação, a Comunicação e Publicações Científicas.

O SIC gere o Fundo de Investigação e Desenvolvimento institucional, fundo que possibilita aos seus profissionais o suporte financeiro de bolsas para doutoramento, projetos, incentivo ao desenvolvimento pessoal e prémios de mérito científico. A Comissão de Bolsas e Prémios do Centro Hospitalar está integrada no SIC.



Documentos

Orientações para a Investigação Clínica
Procedimento Geral da Investigação Clínica
Submissão de Estudos de Investigação Clínica


Prémios 2017

Os Prémios Sollari Allegro representam incentivos do CHUP para as atividades de ensino, formação e investigação. No total, foram atribuídos cinco Prémios Sollari Allegro aos Serviços e aos autores de artigos originais considerados relevantes para a Instituição.

Serviço com maior atividade de Ensino, Formação e Investigação

Centro de Genética Médica
Serviço de Oftalmologia, Departamento de Neurociências

Menções Honrosas

Serviço de Nefrologia, Departamento de Medicina
Serviço de Nutrição e Alimentação
Serviço de Pediatria, Departamento de Infância e Adolescência

 
Melhores Artigos Publicados

Marisa Gomes Domingues dos Santos Saraiva. Serviço de Cirurgia, Departamento de Cirurgia
Santos MD, Silva C, Rocha A, Nogueira C, Castro-Poças F, Araujo A, Matos E, Pereira C, Medeiros R, Lopes C. Predictive clinical model of tumor response after chemoradiation in rectal cancer. Oncotarget. 2017 Jul 28;8(35):58133-58151.

 

Maria Manuela França Oliveira. Serviço de Radiologia. Centro Imagiológico de Diagnóstico e Intervenção
França M, Alberich-Bayarri Á, Martí-Bonmatí L, Oliveira P, Costa FE, Porto G, Vizcaíno JR, Gonzalez JS, Ribeiro E, Oliveira J, Pessegueiro Miranda H. Accurate simultaneous quantification of liver steatosis and iron overload in diffuse liver diseases with MRI. Abdom Radiol (NY). 2017 May;42(5):1434-1443.


Menções Honrosas

Luísa Maria Correia Lopes Lobato. Serviço de Nefrologia, Departamento de Medicina; Departamento de Ensino, Formação e Investigação
Tavares I, Oliveira JP, Pinho A, Moreira L, Rocha L, Santos J, Pinheiro J, Costa PP, Lobato L. Unrecognized Fibrinogen A α-Chain Amyloidosis: Results From Targeted Genetic Testing. Am J Kidney Dis. 2017 Aug;70(2):235-243.

 

José Augusto de Soveral Torres Lopes dos Santos. Serviço de Cirurgia Pediátrica, Departamento de Infância e Adolescência
Lopes-Santos JA, Martins C, La Fuente JM, Costa-Carvalho MF. A novel approach for classifying protruding ears is easy to calculate and implement in daily clinical practice. Acta Paediatr. 2017 Sep;106(9):1525-1530.

 


Bolsas

O incentivo à investigação é fomentado anualmente por bolsas intra-muros. Com o objetivo de identificar e promover iniciativas científicas promissoras de valor, a Comissão de Bolsas e Prémios do CHP escrutina projetos de investigação básica, clínica ou de translação apresentados por equipas e grupos de investigação organizados no Centro Hospitalar e projetos de doutoramento dos profissionais. Citamos os que em 2018 mereceram o suporte financeiro.

 

FINANCIAMENTO DE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO

 

Teresa Maria Pereira Padrão Temudo, Serviço de Neuropediatria, Departamento da Infância e Adolescência
Caracterização clínica e genética das paraparésias espásticas hereditárias com início em idade pediátrica na população portugues
a

 

FINANCIAMENTO DE TRABALHOS ACADÉMICOS INSERIDOS EM TESES DE DOUTORAMENTO

 

Ana Manuela Fernandes Teixeira França, Serviço de Nefrologia Pediátrica, Departamento da Infância e Adolescência
Diabetic Kidney Disease - Research for Early Clinical and Biochemical Markers

Manuel Antonielo Castanheira de Oliveira, Serviço de Urologia, Departamento de Cirurgia
Estudo de Biomarcadores moleculares em fluídos biológicos na neoplasia do urotélio

Cristina Maria Giesta Ramos, Serviço de Neurorradiologia, Departamento de Neurociências
Language plasticy in neurological diseases: a diffusion tensor imaging (DTI) analysis

Diogo José Nunes Carneiro, Serviço de Urologia, Departamento de Cirurgia
Biomarcadores em circulação de doentes com cancro da próstata submetidos a cirurgia potencialmente curativa: valor preditivo e prognóstico

 

Esta informação respeita às últimas atribuições. Para informação respetiva a outros anos, consulte os nossos Anuários Científicos.

Parcerias e Cooperação






Consórcios

O Centro Hospitalar é membro do Consórcio PtCRIN, uma infraestrutura dedicada à promoção da cooperação nacional e internacional na investigação.  Esta ligação tem sido fundamental para o contacto com outros centros de investigação, apoio nas diretivas regulamentares em ensaios clínicos e pesquisa de fundos para os estudos clínicos de iniciativa do investigador. A PtCRIN associa-se à European Network Infrastructure (ECRIN).

O consórcio Porto4Ageing tem como objetivo agregar e ser um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto. O consórcio reúne mais de 90 organizações da Região Norte de Portugal e envolve universidades, centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria.