Serviço de Investigação Clínica

O comprometimento do CHUP com a investigação traduz-se na transferência de conhecimento de um Centro Hospitalar que agrega o apoio às grandes patologias da população, ao suporte clínico a doenças específicas e raras. A competência no desenvolvimento tecnológico e na inovação permitiu organizar áreas de investigação estratégica e estabelecer consórcios, reunindo o que se desenvolve no Hospital de Santo António, no Centro Materno-Infantil do Norte e no Centro de Genética Médica.

Em 2018, foi criado o Serviço de Investigação Clínica (SIC) que tem por missão organizar, apoiar e fomentar as atividades de investigação, desenvolvimento e inovação de iniciativa dos outros serviços e unidades hospitalares, dos departamentos, dos profissionais ou da sua responsabilidade direta.


O SIC é composto por duas unidades:

  - Unidade de Ensaios Clínicos;

  - Unidade de Apoio à Investigação e Inovação.


A Unidade de Apoio à Investigação e Inovação incorpora a Gestão Técnico-Financeira, os Projetos de Investigação, a Comunicação e Publicações Científicas.

O SIC gere o Fundo de Investigação e Desenvolvimento institucional, fundo que possibilita aos seus profissionais o suporte financeiro de bolsas para doutoramento, projetos, incentivo ao desenvolvimento pessoal e prémios de mérito científico. A Comissão de Bolsas e Prémios do Centro Hospitalar está integrada no SIC.



Documentos

Orientações para a Investigação Clínica
Procedimento Geral da Investigação Clínica
Submissão de Estudos de Investigação Clínica


Prémios 2017

Os Prémios Sollari Allegro representam incentivos do CHUP para as atividades de ensino, formação e investigação. No total, foram atribuídos cinco Prémios Sollari Allegro aos Serviços e aos autores de artigos originais considerados relevantes para a Instituição.

Serviço com maior atividade de Ensino, Formação e Investigação

Serviço de Oftalmologia, Departamento de Neurociências
Centro de Genética Médica

 

Melhores Artigos Publicados

Luís Filipe Oliveira da Maia. Serviço de Neurologia, Departamento de Neurociências
Bacioglu M, Maia LF, Preische O, Schelle J, Apel A, Kaeser SA, Schweighauser M, Eninger T, Lambert M, Pilotto A, Shimshek DR, Neumann U, Kahle PJ, Staufenbiel M, Neumann M, Maetzler W, Kuhle J, Jucker M. Neurofilament light chain in blood and CSF as marker of disease progression in mouse models and in neurodegenerative diseases. Neuron. 2016 Jul 6;91(1):56-66.

Ricardo Jorge Ferreira Taipa. Unidade de Neuropatologia, Departamento de Neurociências
Taipa R, Pereira C, Reis I, Alonso I, Bastos-Lima A, Melo-Pires M, Magalhães M. DJ-1 linked parkinsonism (PARK7) is associated with Lewy body pathology. Brain. 2016 Jun;139(Pt 6):1680-7.

Menções Honrosas

Maria Ernestina Azevedo Moreira Santos. Serviço de Neurologia, Departamento de Neurociências
Santos E, Coutinho E, Moreira I, Silva AM, Lopes D, Costa H, Silveira F, Nadais G, Morais H, Martins J, Branco MC, Veiga A, Silva RS, Ferreira A, Sousa F, Freijo M, Matos I, André R, Negrão L, Fraga C, Santos M, Sampaio M, Lopes C, Leite MI, Gonçalves G. Epidemiology of myasthenia gravis in Northern Portugal: Frequency estimates and clinical epidemiological distribution of cases. Muscle Nerve. 2016 Sep;54(3):413-21.

 


Bolsas 2017

O incentivo à investigação é fomentado anualmente por bolsas intra-muros. Com o objetivo de identificar e promover iniciativas científicas promissoras de valor, a Comissão de Bolsas e Prémios do CHUP escrutina projetos de investigação básica, clínica ou de translação apresentados por equipas e grupos de investigação organizados no Centro Hospitalar e projetos de doutoramento dos profissionais. Citamos os que em 2016 mereceram o suporte financeiro.


Margarida Lima, Serviço de Hematologia Clínica, Departamento de Medicina 
"Innovative combined cytogenetic and immunophenotypic follow-up studies for patients with Fanconi anemia and other marrow failure disorders for an early detection of myelodysplasia previous to a malignant transformation"

Ermelinda Martins Cruz, Serviço de Hematologia Clínica, Departamento de Medicina 
"The involvement of iron and inflammatory biomarkers on the pathobiology of hemophilic arthropathy"

Joana Damásio, Serviço de Neurologia, Departamento de Neurociências 
"Ataxias Hereditárias - Sintomas cerebelosos, não cerebelosos e incapacidade"

Rui Felgueiras, Serviço de Neurologia, Departamento de Neurociências 
"Abordagem clínica ao doente com sintomas neurológicos focais transitórios: otimizar o diagnóstico"

José Ramón Vizcaíno, Serviço de Anatomia Patológica, Departamento de Patologia 
"Perfil metabolómico da doença inflamatória portal hepática e o seu contributo no diagnóstico histológico da rejeição celular aguda no transplante hepático" 

Esta informação respeita às últimas atribuições. Para informação respetiva a outros anos, consulte os nossos Anuários Científicos.

Parcerias e Cooperação






Consórcios

O Centro Hospitalar é membro do Consórcio PtCRIN, uma infraestrutura dedicada à promoção da cooperação nacional e internacional na investigação.  Esta ligação tem sido fundamental para o contacto com outros centros de investigação, apoio nas diretivas regulamentares em ensaios clínicos e pesquisa de fundos para os estudos clínicos de iniciativa do investigador. A PtCRIN associa-se à European Network Infrastructure (ECRIN).

O consórcio Porto4Ageing tem como objetivo agregar e ser um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto. O consórcio reúne mais de 90 organizações da Região Norte de Portugal e envolve universidades, centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria.